Thursday, February 21, 2019

Zelo

A ideia tornou-se recorrente. Tudo o que vem acontecendo deixa-me mais desgostoso. Nada permanece. A maioria dos meus livros, que guardei com tanto zelo durante todos estes anos, foram roídos por traças, carunchos, sei lá. Trabalhei demais, tornei-me um workaholic ao longo do ano passado. Nem me senti pressionado a fazer isso por patrões ou colegas, mas sentia-me tão angustiado ao chegar no horário certo em casa, com tantos projetos em mente e tão pouco tempo para viabilizá-los, que passei a dar uma de rapaz responsável. Não conseguia escolher um dos meus sonhos para concretizá-los, deixava tudo pela metade.
Por acaso, encontro-a na rua. Irritado com o abandono e com tudo o mais, disse o que sempre dizia nas antigas. Que estava com vontade de morrer. “Não fala isso, você é tão novo, tanta gente queria ter sua saúde”, blábláblá. Conhecia a velha ladainha. Desta vez falei com sinceridade. Antes dizia isso para que ela me acalentasse depois do esporro. Mas todos temos uma imagem a gelar agora. Sim, gelar. Não há nada mais a zelar. Seremos apenas isso, congelados até o fim, porque nossas escolhas foram encerradas, agora temos que vivê-las e não há volta. Ao menos, ela me aquece com um café, mas, enquanto conta-me as travessuras da filha e as noias do corno que a sustenta, não consigo deixar de pensar de que preferia quando ela se esgueirava debaixo das minhas cobertas para sumir assim que eu adormecia.

Daniel Souza Luz é jornalista e revisor

Zelo saiu no Jornal da Cidade (Poços de Caldas/MG) em 16 de fevereiro de 2019. É uma versão levemente retrabalhada de um conto meu de mesmo nome, publicado aqui no blog em oito de janeiro de 2007.


Zelo saiu no canto esquerdo inferior da página oito da edição 6980 do Jornal da Cidade.

Monday, February 18, 2019

Educafro abre inscrições para a turma de 2019

“Agradeço a todos os professores do Educafro por tudo que fizeram por nós em 2018. Fui aprovada em Geografia no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais”, comemora a auxiliar de farmácia Jéssica Batista. Ela é mais uma das centenas de estudantes que passaram pelo núcleo poços-caldense do curso pré-vestibular comunitário Educafro, que foi fundado em meados de 2003, e que ingressaram numa universidade pública.
As inscrições do curso para a turma de 2019, gratuitas, estarão abertas de 18 a 22 de fevereiro (de segunda a sexta-feira desta semana) das 19:00 às 22:00, na sala 13 do campus local do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, na Avenida Dirce Pereira Rosa, 300, no Jardim Esperança. É necessário levar uma foto 3x4 e xeroxes dos comprovantes de renda familiar (holerites de quem mora na mesma residência dos candidatos à vaga) e do comprovante de escolaridade.  As aulas terão início no dia 11 de março.
O cursinho pré-vestibular Educafro atende estudantes de baixa renda provenientes do ensino médio da escola pública ou com bolsa integral em escolas particulares. A seleção segue não só critérios socioeconômicos, mas também étnicos e de idade, ou seja, ser afrodescendente e estar há mais tempo longe das salas de aula conta para ser selecionado, pois o curso tem caráter inclusivo. Ainda que seja formalmente ligado aos franciscanos, o curso é laico, não sendo a religião ou a falta dela critério para a seleção. Todos os professores e coordenadores são voluntários.
 O Educafro não é um curso pré-vestibular convencional e sim um movimento social que atua em rede, fundado na Baixada Fluminense no começo dos anos noventa. Por isso, possui em sua grade a disciplina Cultura e Cidadania, na qual são abordadas questões sociais como identidade de gênero, racismo, homofobia, transfobia, sexismo, direitos reprodutivos e outras temáticas relativas aos direitos humanos. Neste ano o curso firmou uma parceria com o Coletivo Negro Poços de Caldas; parte do integrantes também estão atuando como voluntários do Educafro Poços, núcleo Laudelina de Campos Melo.
Caso o candidato a uma vaga seja aprovado, há uma colaboração anual de R$ 50,00 – usada para manutenção do curso e materiais para os alunos. Não são cobradas mensalidades. Mais informações sobre o voluntariado ou as inscrições podem ser obtidas ligando para 98803-3526, com Tiago, ou mandando mensagem no aplicativo Whatsapp para 98805-7923, com Daniel. Além disso, também está disponível o e-mail educafropcaldas@yahoo.com.br e a página no Facebook: Educafro – Poços de Caldas.
Texto: Daniel Souza Luz
Foto: José Mário Andrade
Release que distribuí para a imprensa local no dia 18 de fevereiro de 2019.

Aula do Educafro em meados de 2018 na sala 13 do IFSuldeMinas