Tuesday, April 03, 2018

Educafro faz aula inaugural de 2018

Após dificuldades para encontrar uma nova sede, o curso pré-vestibular comunitário Educafro iniciou o ano letivo de 2018 na noite desta segunda-feira, dia dois de abril, na sala 13 do campus de Poços de Caldas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.
A aula teve início com apresentação da história do núcleo Laudelina de Campos Melo, nome adotado pelo Educafro em Poços de Caldas. O professor Tiago Mafra também rememorou a trajetória da poços-caldense Laudelina como líder pelo reconhecimento dos direitos das empregadas domésticas, além explicar os objetivos do curso enquanto movimento social. O coordenador e ex-aluno José Mário Pereira Carvalho Andrade explanou as normas que norteiam a convivência e o funcionamento do cursinho no IFSULDEMINAS, que estabeleceu a parceria com o Educafro neste ano.
Após o intervalo, a professora Maria José de Souza, a Tita – veterana militante do movimento negro na cidade, ex-vereadora e pesquisadora –, fez a aula inaugural contextualizando historicamente o racismo no Brasil desde a colonização, analisando suas implicações na atualidade, decorrentes daquele modelo político, econômico e social. Com bom humor, ela instigou os estudantes a participarem da conversa e eles trouxeram reflexões sobre preconceitos contra indígenas e religiões afro-brasileiras.
O núcleo Laudelina de Campos Melo existe em Poços de Caldas desde 2003. O Educafro é um curso que promove a inclusão de alunos de baixa renda e da população negra na universidade, focando no ensino público. As aulas são de segunda a sexta, das 19:00 às 22:30, e todos os professores e coordenadores são voluntários.
Texto: Daniel Souza Luz
Foto: Felipe Martins  


Release que escrevi para ser distribuído para a imprensa poços-caldense e do sul de Minas Gerais em três de abril de 2018