Tuesday, June 17, 2014

Carta aberta para quem gosta de carta aberta

Publiquei o texto abaixo originalmente no feicebuque, no dia 5 de junho de 2014. Como o Zuck é um moralista que criou um sistema fechado, disponibilizo-o aqui também, pois quem não gosta de rede sociais também poderá, em tese (supondo se houver interesse), lê-lo.

No último final de semana, nas palavras de um governista, o acusei de sofrer de "Síndrome de Godwin". Não, disse literalmente que ele aplica a lei de Godwin para prejudicar um militante de reputação ilibada - até porque a expressão "Síndrome de Godwin" não existe. Como ele não se dá o trabalho de citar o meu nome, não perderei o meu tempo de citar o dele, o que poupa o leitor desses detalhes provincianos. O importante mesmo a se destacar é que a esquerda governista há muito se igualou à extrema-direita. Persegue militantes de esquerda que não dizem amém a todas as ações do governo Dilma/Lula com a mesma fúria de neonazistas. O pior de tudo nem é tentar desqualificar militantes que se recusam ao papel de vaquinhas de presépio. A pior desonestidade intelectual dos governistas fanáticos é imputar a estes militantes uma suposta "criminalização da política". É o cúmulo do cinismo, pois se há criminalização da política, ela parte das draconianas medidas do governo em criminalizar militantes que saem às ruas, o inclui uma proposta de lei antiterrorismo que enquadra manifestantes na mesma categoria de terroristas. Se o governo e os governistas odeiam militantes de esquerda, odeiam mais ainda anarquistas e quaisquer movimentos que repudiam lideranças claras, como o MPL - portanto, se as temerárias acusações de formação de quadrilha são risíveis diante de ações políticas que valorizam individualidades, acena-se com uma generalização criminosa para calar dissidentes.
Se a extrema-direita avança, é com a cumplicidade da "esquerda" governista. Se a "esquerda" governista se diferenciasse como uma opção de esquerda, não haveria a percepção popular de que todos os políticos são iguais. Enquanto no Uruguai há um Mujica abraçando todas as bandeiras da esquerda, no Brasil a presidente Dilma rechaça todas para se irmanar a evangélicos fundamentalistas e ao agronegócio na perseguição a direitos de índios, da comunidade LGBT e outras minorias. O Brasil é um caso bizarro: direitistas acham que o PT é comunista e petistas fundamentalistas acham que o PT é de esquerda. Ressalto que não generalizo todo evangélico ou petista: a maioria que conheço pessoalmente é tolerante.
Para fechar, faço minhas as palavras de Bruno Karnov: "O único consolo de morar num país onde a esquerda partidária é uma piada é saber que a direita tá mais enterrada na merda ainda. Sem chiliques, petistas. A eleição é de vocês (também se não ganhar do Aécio fecha essa igreja).".

Wednesday, June 11, 2014

O único resultado da Copa com o qual me importo

     A Copa do Mundo começa amanhã. Sou indiferente à seleção, à Copa do Mundo e ao futebol, de modo geral. Como no caso do automobilismo, tenho um vago interesse, quase um "atavismo", por assim dizer, pois gostava de ambos os esportes na infância e pré-adolescência. Desde a adolescência que não acompanho. Mal sei quem são os jogadores da seleção brasileira, com exceção de um ou outro nome. Acabarei sabendo quem são, ao longo do mês - quer eu queira, quer não. É impossível escapar ao bombardeio midiático convivendo em sociedade. Mesmo se não usasse mais a internet, não visse TV, não ouvisse rádio e não lesse nada além de livros, ainda assim ficaria sabendo de muito o que está acontecendo durante a Copa por meus amigos, parentes, conhecidos e até mesmo desconhecidos que encontro na rua.
     O que espero mesmo é que não haja perseguições a militantes e quaisquer pessoas que participem de protestos. Mas com a esquerda governista pouco se diferindo da direita e da extrema-direita, os prognósticos não são muito bons. O único resultado com o qual me importo é este: que o número de condenações e prisões injustas de manifestantes seja zero (assim como não haja feridos e mortos, não preciso nem dizer). Em junho de 2013, não foi assim, pois Rafael Braga Vieira foi condenado à prisão por portar duas garrafas de produto de limpeza, sob a acusação de que seriam coquetéis molotov. Há também o famigerado "inquérito do black bloc". Francamente, temo pelas liberdades civis e o respeito pelos direitos humanos nesse período pós-Copa, com governistas histéricos e a direita fascistoide duelando pelo troféu de quem é mais sórdido.
     
Tirei essa foto durante a Marcha Antifascista, na praça da Sé, em São Paulo, em 22 de março de 2014. Ainda não há cura contra o mal das ditaduras. É preciso estar sempre atento.