Friday, November 17, 2006

Águas passadas, mas é melhor enfiar o dedo na ferida

O texto abaixo escrevi nos comentários do post sobre o segundo turno, há muito tempo. Alguém deixou anonimante um artigo do Ali Kamel (eminência parda do jornalismo global), no qual ele responde às acusações contidas por aquela notória matéria na Carta Capital sobre a manipulação da divulgação das fotos do dossiê dos Vedoins às vésperas do primeiro turno. Acho que blogs, ao contrário dos grandes meios de comunicação, devem ser mais opinativos mesmo, sem tanta preocupação com o contraditório (claro, vários destes meios de comunicação estão pouco se fodendo com o contraditório). Ao menos nos textos do autor seria assim, o discenso é livre e pode ser feito facilmente nos comentários. Portanto, se alguém faz um comentário com um ponto de vista diverso, não há problema algum. Pena quando quem se dispõe a interagir não faz comentário algum, só aponta links acriticamente. De qualquer forma, achei melhor deixar este texto mais visível para ver se alguém, quem sabe, reflete sobre o papel dos blogs e se sua ligação com o jornalismo pressupõe apenas opinião ou outros métodos mais complexos de se difundir a informação. Também deixei o link do texto de Ali Kamel abaixo, como "outro lado".
P.S. - Não tem como bloquear a opção anônimo para comentários. Por isso mesmo, ativei a moderação de comentários. Sintam-se à vontade para criticar, desde que seja com as próprias palavras.
Prezado(a) anônimo(a).
Agradeço pelo link acima com o artigo do Ali Kamel. Já havia tomado conhecimento do texto, mas ainda não o havia lido. Ele é meio sofista no que se refere a intencionalidade da divulgação das fotos - óbvio que elas foram vazadas para ferrar o PT, um editor não pode ser ingênuo assim. O áudio não deixa dúvida, não é preciso que o já inocentado delegado Edmilson Bruno diga isto textualmente. O que não quer dizer que eu não as teria levado ao conhecimento do público, no lugar de Kamel. Parece-me que ele se explica bem, pois a justificativa de que as fotos têm interesse público é razoável, é honesto citar que a fonte é da Polícia Federal sem identificá-la, respeitando o off, e a apuração de um acidente deve evitar a divulgação de meras probalidades, de fato. O que intriga é o destaque dado ao caso, não sua divulgação. O próprio Carlos Dornelles, jornalista da Rede Globo, já questionou há alguns meses a isenção da cobertura da Globo com relação aos diferentes postulantes à presidência. A divulgação das fotos foi combinada com intenção de se chegar ao Jornal Nacional, a gravação também deixa claro, mesmo que nenhum repórter da Globo tenha tomado parte no complô. Diga-se de passagem, o pioneiro na divulgação do conteúdo da gravação foi outro jornalista da Globo, Luiz Carlos Azenha.
É o equilíbrio da cobertura que me preocupa. Quanto aos fatos e fotos, sendo relevantes para a opinião pública, que sejam divulgados, não importa se atingem governo ou oposição. Da próxima vez, mostre sua cara, o debate é importante para a democracia. A divergência é saudável e, portanto, não deve gerar brigas e perseguições. Respeito opiniões diversas e não admito que ninguém seja ofendido aqui. Sua contribuição foi importante para mostrar o ponto de vista de Ali Kamel. No entanto, até porque o anonimato é proibido pela Constituição, desativarei esta opção para os comentários (pensei que já tinha desativado...).